Visitantes on line

Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011

9º encontro de catequese

TEMA 9
O Nascimento de uma Nação (Abraão a José)

o tema nove requer mais tempo e elaboração... vou postá-lo aqui, mas será preciso ainda elaborar as atividades... mas, quem quiser ir já dando este tema, basta elaborar um caça-palavras por exemplo, uma cruzadinha... perguntas... enfim, assim que eu elaborar eu mando

Cerca de 400 anos depois do Dilúvio, Deus apareceu a um homem chamado Abrão, que vivia no Oriente Médio, na cidade de Ur.

Mesopotâmia.
Deus lhe disse: "Deixe seu país e sua família, e vá para um lugar que vou lhe mostrar.
Farei de você uma grande nação, e seu nome será muito conhecido. Quem o abençoar também será abençoado, e quem o amaldiçoar será amaldiçoado. Todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de você".
E Abrão partiu, como o Senhor havia mandado, e chegou a um lugar chamado Canaã.
Deus apareceu mais uma vez a Abrão, e disse-lhe: "Esta terra será de seus descendentes. Olhe para o céu, e veja se você pode contar as estrelas. Também será impossível contar o número de seus descendentes".
mbora Abrão e Sarai, sua esposa, não tivessem filhos, ele acreditou em Deus. braão era uma pessoa de fé, e por isso Deus o considerou um homem justo.
Abrão perguntou: "Senhor Deus, como posso ter certeza de que esta terra será minha?"
Deus respondeu: "Vai acontecer o seguinte: seus descendentes viverão 400 anos num país estrangeiro,
onde serão maltratados e escravizados. Porém, mais tarde, eu julgarei aquele país. Só na quarta geração é que seus descendentes ficarão livres; quando saírem daquela terra, e voltarem para cá, trarão consigo uma grande fortuna".
Mas Sarai, esposa de Abrão, nunca pôde ter filhos, e já era idosa. Então ela conversou com Abrão: "Peço-lhe que tenha filhos com Hagar, minha escrava egípcia, pois eles serão considerados meus filhos".
Abrão concordou com o plano de Sarai. Embora amasse a Deus, Abrão errou em não acreditar que o Senhor lhe daria um filho com sua esposa. O filho de Abrão e Hagar foi chamado de Ismael.
Treze anos depois, quando Abrão tinha 99 anos, o Senhor lhe apareceu de novo e disse: "Eu sou o Deus Poderoso; ande na minha presença. Estou mudando seu nome para Abraão, que significa 'Pai de multidões'. E o nome de sua esposa será mudado para Sara, que significa 'Princesa'. Abençoarei sua esposa e ela terá um filho seu, e será mãe de nações".
Então Abraão implorou ao Senhor: "Que Ismael viva diante de ti".
Deus lhe respondeu: "Atenderei seu pedido e abençoarei Ismael; multiplicarei os descendentes dele e farei dele uma grande nação". Deus cumpriu sua promessa a Abraão, pois Ismael deu origem aos países árabes.
Deus continuou: "Mas será com o filho de Sara e com os descendentes dele que farei uma aliança eterna".
Algum tempo depois, Sara deu à luz um filho, que foi chamado de Isaque. Quando Isaque já era grande, o Senhor pediu que Abraão provasse quanto o amava.

Deus o chamou: "Abraão": “Estou aqui”, ele respondeu. Deus lhe ordenou: "Pegue seu filho, seu único filho Isaque, a quem você tanto ama, e vá para a terra de Moriá, Eu indicarei o monte onde você deverá sacrificar Isaque, como oferta queimada".
No dia seguinte, bem cedo, Abraão levantou-se e chamou Isaque, como Deus lhe havia ordenado, e partiram. No terceiro dia de caminhada, Abraão olhou adiante e viu o lugar indicado pelo Senhor.
Ele pegou a lenha do sacrifício e deu-a para Isaque carregar.
Abraão pegou uma tocha e uma faca, e os dois subiram o monte juntos.
Isaque perguntou: "Pai, nós temos o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?"
Abraão respondeu: "Meu filho, Deus proverá um cordeiro para a oferta queimada".
Os dois subiram até o lugar indicado por Deus. Abraão construiu um altar e arrumou a lenha.
Depois amarrou Isaque e o deitou sobre a lenha, no altar.
A seguir, Abraão pegou a faca e preparou-se para matar o filho.
Nesse exato momento um anjo do Senhor gritou do céu: “Abraão, Abraão”.
“Eis-me aqui”, ele respondeu. O Senhor disse: "Não faça nada a Isaque; agora tenho certeza que você me ama acima de tudo, pois não poupou seu único filho".
Abraão levantou a cabeça e, olhando para trás, viu um carneiro com os chifres presos numa moita. Abraão pegou o animal e o sacrificou em lugar de seu filho.
A Bíblia diz que Abraão sabia que Deus cumpriria suas promessas em relação a Isaque, nem que fosse preciso ressuscitá-lo dos mortos.
Porque Abraão tinha fé em Deus, o Senhor lhe prometeu: "Vou abençoar muito você. Seus descendentes serão tão numerosos quanto as estrelas do céu. Todas as nações da terra serão abençoadas por meio de seu filho, porque você me obedeceu".
Abraão ficou muito alegre pois entendeu que o Salvador, prometido há muito tempo lá no Jardim, seria descendente dele.
O teste que Deus fez com Abraão também ilustrou como Deus, o Pai celeste, um dia ofereceria seu único e amado filho em sacrifício a favor do mundo todo.

Nenhum comentário: