Visitantes on line

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de outubro de 2010

COMO EXPLICAR OS 10 MANDAMENTOS ÀS CRIANÇAS - PARTE 1

BOM, EXPLICAR OS 10 MANDAMENTOS PARA AS CRIANÇAS É ALGO QUE REQUER MUITO CUIDADO, TEM QUE SER BEM EXPLICADO, BEM EXPLORADO, PARA QUE AS CRIANÇAS ENTENDAM O REAL SENTIDO, E POR QUE QUE DEUS NOS MANDOU CUMPRIR OS MANDAMENTOS...

ALGUNS DELES, COMO O 6º (NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE) O 9º NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO), SÃO MANDAMENTOS MEIO COMPLICADOS PARA EXPLICAR Á ELES POR SE TRATAR DE ASSUNTOS MAIS RESERVADOS AO NOSSO CORPO... ENTÃO PARA EXPLICÁ-LOS SOBRE ISSO, PESQUISEI ALGUMAS COISAS, PERGUNTEI OUTRAS, FUI JUNTANDO INFORMAÇÕES E MONTEI A EXPLICAÇÃO DOS 10 MANDAMENTOS PARA AS CRIANÇAS, DE UM JEITO EM QUE ELAS POSSAM ENTENDER SEM QUE NÓS TENHAMOS QUE TOCAR EM ASSUNTOS, DIGAMOS, "MAIS DELICADOS".

PRIMEIRAMENTE, É PRECISO CONTAR UMA HISTORINHA SOBRE MOISÉS, AFINAL, FOI A ELE QUE DEUS ENTREGOU OS MANDAMENTOS PARA QUE ELE PUDESSE MOSTRAR AO POVO.

ENTÃO AÍ VAI A HISTORINHA DE MOISÉS:

História Bíblica - Moisés
- Texto Bíblico: Êxodo 1,2,3

- Objetivo: Mostrar para as crianças que Deus cuida das nossas vidas e nos protege. Mesmo quando não entendemos, ou nos sentimos sozinhos, Ele está guiando as nossas vidas para o plano que tem para nós.

- Sugestão para o desenvolvimento da aula: para ministrar a aula use figuras dos personagens, faça um bebê, a mãe do bebê, a filha de faraó, o cesto, o rio...depois faça a 2a parte: quando Moisés já era adulto e Deus falou com ele,monte as cenas na cartolina! E para finalizar a aula, quando você começar a falar sobre a proteção de Deus sobre nós, use essa estratégia: Numa folha de papel, pinte com tinta e pincel o seu nome. Explique que o nome representa você. Depois pegue uma esponja molhada e diga que é o perigo que pode a qualquer momento nos prejudicar (enfermidade, violência, algum acidente). Pegue a esponja, molhe e passe em cima do nome para que borre. Depois, em outra folha, pinte o seu nome, mas cubra bem com durex. Então passe a esponja molhada e mostre que o nome não foi apagado porque está protegido. Assim como o durex está protegendo o nome, Deus protege as nossas vidas. Ás vezes nem vemos, mas Ele está nos guardando.

- Ministração:
Passaram-se muitos anos e um outro Faraó (faraó é a mesma coisa que rei) governava o Egito. Esse rei ficou muito assustado com o número de pessoas do povo de Israel que viviam ali e então, começou a tratá-los como escravos e fazia com que eles trabalhassem muito, em trabalhos pesados e difíceis. Imagine só os seus pais e até as mamães trabalhando como escravos, tenho certeza de que não gostaríamos de passar por essa situação!
Mas o povo de Israel continuou crescendo, e foi perseguido ao ponto do rei mandar matar todos os meninos que nascessem... e foi nessa época que nasceu um bebê muito especial. A mãe dele o escondeu por três meses para que ele não fosse morto pelos soldados. Passado esse tempo, vocês nem imaginam o que ela fez! Ela pegou um cesto, forrou bem fofinho, colocou o bebê lá dentro e o pôs na borda do rio.
A irmãzinha dele ficou escondida atrás das plantas pra ver o que ia acontecer... Naquele dia, a filha do Faraó que estava escravizando o povo, estava tomando banho no rio e de repente, encontrou aquele cesto. Ela foi olhar e não podia acreditar: um bebezinho tão fofo e tão bem cuidado! Ela não poderia simplesmente largá-lo ali, e resolveu ficar com ele. Quando a irmãzinha viu que a filha do faraó havia gostado do bebê, se aproximou e perguntou com muito jeito, se ela queria uma babá para cuidar dele. A princesa respondeu que sim, afinal de contas, ela não sabia cuidar de bebês, e imediatamente ela foi chamar a mãe... que não contou nada e poderia ver seu filhinho crescer sem problemas.
Quando o bebê ficou maiorzinho, a mãe o levou para a princesa, que o chamou de Moisés, que significa, tirado das águas. Moisés cresceu, teve tudo do bom e do melhor, estudos.... casou e já não morava mais no palácio de faraó. Ele cuidava do rebanho do seu sogro. Certo dia, levou o rebanho para pastar em um monte chamado Horebe e lá, apareceu um anjo de Deus para Moisés, em uma chama de fogo, no meio da sarsa (um pequeno arbusto). O mais interessante é que apesar do fogo o arbusto não queimava e Moisés, intrigado com aquilo ouviu uma voz: “Moisés, Moisés”. Era Deus falando com ele! Deus disse a Moisés que estava ouvindo os clamores do seu povo que estava sofrendo muito no Egito e que havia decidido livrá-los da escravidão e levá-los para uma terra muito boa. Deus escolheu Moisés para ser o líder que os livraria da escravidão e mandou que ele fosse falar com o faraó. Moisés ficou muito assustado: “O faraó é muito poderoso, e além do mais, quem sou eu para fazer isso?” Deus mostrou à Moisés todo o plano para tirar seu povo do Egito.
Deus cuidou de Moisés desde bebê, porque tinha um plano para a sua vida. Assim, Deus faz conosco também, Ele cuida de nós. Na nossa vida é assim também, (introduza a estratégia do nome com tinta e durex para demonstrar a proteção)

- Versículo: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as minhas necessidades”. Filipenses 4:19
*********************************************************************
Os dez mandamentos eram leis que diziam como os israelitas deviam viver como uma nação. As leis vieram diretamente de Deus para Moisés e foram escritas em duas tábuas de pedra (veja Êxodo 230). Elas foram dadas a Moisés quando ele se encontrou com Deus no Monte Sinai durante o tempo em que os israelitas vagaram pelo deserto. Esses mandamentos eram uma aliança entre Deus e seu povo. Eles significavam o relacionamento e a promessa de amor e orientação de Deus. Essas leis foram feitas para ajudar os israelitas a se darem bem juntos e manter a sua adoração ao único Deus verdadeiro. Deus deu esses mandamentos duas vezes aos israelitas. Moisés quebrou as primeiras tábuas num surto de ira quando viu os israelitas adorando um ídolo, um bezerro de ouro. Depois disso Deus deu os mandamentos a ele novamente (veja Êxodo 33:1 e 34:1). No Novo Testamento, Jesus diz que ele veio para cumprir os mandamentos. A aliança entre Deus e seu povo não é mais baseada na obediência aos mandamentos, mas no relacionamento com Cristo.

6 comentários:

helio disse...

gostei,porem esta aula e mais voltada para historia de moises

Renato Domingues disse...

Hélio, acredito que Jocieli quiz contextualizar bem o assunto. Antes das crianças conhecerem os mandamentos precisam entender quem foi Moisés e porque Deus entregou a tábua a ele.

Parabéns!

VOCAÇÃO: CATEQUISTA! disse...

sim, foi com essa intenção, não apenas para as crianças, mas para os catequistas estarem informados sobre a questão da tábua que foi entregue a moises... e lembrando, essa é a parte 1... na segunda parte tem uma explicação bem legal sobre os 10 mandamentos... porque vc tem que começar de onde surgiram os 10 mandamentos... então... ta aí a explicação... agradecida por apreciarem meu blog... fiquem na Paz.. (jocieli)

Marilia disse...

Gostei demais,era o que eu estava procurando,agora eu entrei nos Dez Mandamentos,a história de Moisés em três etapas conforme a apostila: Deus cuida de Moisés,qdo o livra da morte,decretada pelo faraó, permite que seja criado no palácio por sua filha uma princesa.Moisés entende o que Deus quer dele;nesta difícil jornada,enfrenta com sua fé, a descrença do seu povo,ele e seu irmão Arão,pedem ao faraó libertação do seu povo, enfrentam o deserto,as pragas,o mar vermelho, e ao receber de Deus as tábuas dos dez mandamentos, eu tinha certa dificuldade e vc me ajudou.Obrigada. Deus abençoe a sua Evangelização.Um abraço

Unknown disse...

A explicação ficou ótima, amei! Agora que vou entrar nos 10 mandamentos tive uma ótima base sobre Moisés. Parabéns!

Unknown disse...

Gostaria de saber mais como explicar sobre o sexto mandamento .Pfv desde já agradeço